Batalha da Leitura

5 Junho, 2017 Notícias em destaque 0

[su_carousel source=”media: 9003,9002,9001,9000,8999″ limit=”42″ width=”700″ height=”340″ items=”1″ title=”no”]

Realizou-se na passada sexta-feira, dia 2 de junho, a VII edição da final interconcelhia da Batalha de Leitura | Poesia. O evento, da responsabilidade dos professores bibliotecários de Caldas da Rainha e Óbidos, e em parceria com as bibliotecas municipais dos dois concelhos, teve lugar na Casa da Música, em Óbidos.

Os alunos a concurso, representando os agrupamentos de Caldas da Rainha e Óbidos, leram poemas para o publico e para júri que elegeu os vencedores para cada uma das modalidades: segundo e terceiro ciclo e secundário. Foram lidos poemas de Fernando Pessoa, Luísa Ducla Soares, António Gedeão, Sebastião da Gama, Manuel António Pina, Miguel Torga, Álvaro Magalhães, António Ramos Rosa, Charles Baudelaire, Ruy Belo, Rui Knopfli, Matilde Campilho, Adolfo Casais Monteiro e Herberto Helder, entre outros.

A atividade contou ainda com dois momentos musicais: um quinteto de sopros da Academia de Música de Óbidos interpretou duas peças de Gabriel Fauré e Astor Piazzolla, e Tomás Borga, aluno da EB 2,3 D. João II, apresentou com acordeão diversos temas de cariz popular.

Durante o período da manhã decorreram duas atividades complementares: uma oficina de Poesia, dinamizada por Marta Santos, e um peddy-paper da responsabilidade da biblioteca municipal de Óbidos. As atividades foram abertas a todos os concorrentes das anteriores fases de apuramento.

Os vencedores desta VII edição da final interconcelhia da Batalha de Leitura | Poesia no escalão 2º ciclo foram: Alice Bosca – 1º lugar – da EB de Santo Onofre, AE Raul Proença, João Bernardino com o segundo lugar, vindo da EB de Santa Catarina, AE Rafael Bordalo Pinheiro, e Santiago Costa -3º lugar – pertencente à EB 2,3 D. João II, AE D. João II.

Já no escalão do terceiro ciclo o primeiro lugar foi obtido por Maria Penas da ES Raul Proença, AE Raul Proença. O segundo lugar pertenceu a Leonor Reis, aluna da EB 2,3/S Josefa de Óbidos, AE Josefa de Óbidos e o terceiro coube a Laura Marques da EB 2,3 D. João II, AE D. João II.

No escalão do ensino secundário a grande vencedora foi Luísa Jacinto da ES Rafael Bordalo Pinheiro, AE Rafael Bordalo Pinheiro. O segundo lugar foi ocupado por Ana Rita Russo, pertencente à EB 2,3/S Josefa de Óbidos, AE Josefa de Óbidos. O terceiro lugar coube a Joana Cavaco da ES Raul Proença, AE Raul Proença.