Escola Básica do Alvito

Encarando a Escola como um lugar central de todas as estratégias de aprendizagem, o Município de Óbidos inaugurou em Setembro de 2010 a Escola Básica do Alvito e do Furadouro, dando deste modo continuidade à criação de um novo modelo de escola para os alunos do 1.º e 2 .º Ciclos.

A Escola Básica do Alvito integra alunos das Freguesias de Gaeiras e A-dos-Negros.

Escola Básica dos Arcos, inaugurado em Setembro de 2008, em conjunto com as Escolas Básicas do Alvito e do Furadouro abrangem os alunos de toda a área do Concelho.

Porque no concelho de Óbidos existem constrangimentos ao nível da saúde oral, nomeadamente com a falta de resposta dos serviços privados, a Escola Básicado Alvito promove um programa na área da saúde oral e alimentar, procurando estimular as crianças para estilos de vida saudáveis e a prevenção da cárie dentária.

As novas tecnologias estão ao dispor dos estudantes, com quadros interactivos, computadores portáteis e wireless (internet sem fios). Existem salas temáticas (laboratórios, música e biblioteca). Existe ainda uma sala polivalente que possui um palco que pode prolongar-se para o exterior. A Norte, a dupla pavilhão e campo de jogos desta escola, conclui uma sequência de espaços e, ao mesmo tempo, relaciona as atividades deste Complexo Escolar com o Complexo Desportivo de Gaeiras.

Também foi feita uma aposta em equipas especializadas de apoio aos alunos, reforçando o Gabinete de Apoio à Família, com Avaliação e Acompanhamento Psicológico, Terapia da Fala, Intervenção Pedagógica, Terapia Familiar, Aconselhamento a Pais, um Programa de Educação Parental e um Programa de Atividades Culturais e Desportivas para Famílias.

Existem igualmente em articulação com o ensino regular projetos de intervenção em sala de aula e na comunidade educativa, nomeadamente a fábrica da criatividade (Óbidos anima, MyMachine, story centre e ateliês criativos),equipas educativas, yoga, música, atividade lúdico-expressiva, ensino integrado de dança, crescer melhor, natação, teatro, entre outros.

Morada:
Estrada Municipal 585 S/N, Alvito
2510-702 Gaeiras

Localização: (ver no mapa)
Latitude: 39.362662
Longitude: -9.122167