Complexo Escolar do Furadouro


Encarando a Escola como um lugar central de todas as estratégias de aprendizagem, o Município de Óbidos inaugurou em Setembro de 2010 o Complexo Escolar do Furadouro e do Alvito, dando deste modo continuidade à criação de um novo modelo de escola para os alunos do 1.º e 2 .º Ciclos.

Este Complexo Escolar do Furadouro integra alunos da Freguesia da Amoreira, Olho Marinho, Sobral da Lagoa e Vau.

O Complexo Escolar dos Arcos, inaugurado em Setembro de 2008, em conjunto com o Complexo Escolar do Furadouro e do Alvito abrangem os alunos de toda a área do Concelho.

As novas tecnologias estão ao dispor dos estudantes, com quadros interactivos, computadores portáteis e wireless (internet sem fios). Existem salas temáticas (laboratórios, música e biblioteca). O centro de recursos é, de entre as salas de aulas especiais, a mais próxima do átrio principal facilitando, assim, a utilização destas instalações pelos diversos utentes. Existe ainda uma sala polivalente e de música que possui um palco que pode prolongar-se para o exterior. O sistema desportivo define o limite Nascente do complexo e tem no pavilhão o subsistema principal. À volta deste agrupam-se o átrio do pavilhão, no sentido Norte-Sul e que o relacionam com o pavilhão, com os balneários/vestiários, com a sala polivalente, com o buffet e com o refeitório. O recinto do campo de jogos completa este sistema.

Porque no concelho de Óbidos existem constrangimentos ao nível da saúde oral, nomeadamente com a falta de resposta dos serviços privados, o Complexo Escolar dos Arcos promove um programa na área da saúde oral e alimentar, procurando estimular as crianças para estilos de vida saudáveis e a prevenção da cárie dentária.

Também foi feita uma aposta em equipas especializadas de apoio aos alunos, reforçando o Gabinete de Apoio à Família, com Avaliação e Acompanhamento Psicológico, Terapia da Fala, Intervenção Pedagógica, Terapia Familiar, Aconselhamento a Pais, um Programa de Educação Parental e um Programa de Atividades Culturais e Desportivas para Famílias.

Existem igualmente em articulação com o ensino regular projetos de intervenção em sala de aula e na comunidade educativa, nomeadamente a fábrica da criatividade (Óbidos anima, MyMachine, story centre e ateliês criativos),equipas educativas, yoga, música, atividade lúdico-expressiva, ensino integrado de dança, crescer melhor, natação, teatro, entre outros.