Ateliê Criativo dos Arcos


Complexo Escolar dos ArcosTema chave: Identidade

Titulo: Memorial
Animador: João Jorge


Pesquisa do passado

“ A Arte sempre foi testemunha do seu tempo” Pierre RestanY
Tendo sempre o Rosto como fio condutor, as Crianças serão desafiadas a escolher um rosto representado artisticamente no concelho de Óbidos. Poderá ser na estatuária, na azulejaria, na pintura etc. Esta escolha é livre e individual e implica, depois de feita, uma pesquisa a mais completa possível sobre a identidade e percurso do autor, o material e técnicas usadas na execução da obra e o impacto social da mesma. 
Como apoio a esta actividade, deverão ser feitas visitas aos Museus e Monumentos passíveis de interesse cultural em Óbidos.
As Crianças terminam esta actividade, com a realização artística da sua versão do rosto escolhido e estudado por si. Serão as crianças a escolherem os materiais a usar nesta obra.


Pesquisa do presente

“São os espectadores que fazem a arte” Duchamp
Tendo sempre o Rosto como fio condutor, as Crianças serão desafiadas a escolher um rosto representado artisticamente em qualquer um dos Eventos Junho das Artes já realizados em Óbidos. Poderá ser de qualquer artista e estar representado em qualquer técnica ou suporte. Escultura, Instalação, Fotografia, Vídeo etc. Esta escolha é livre e individual e implica, depois de feita, uma pesquisa a mais completa possível sobre a identidade e percurso do autor, o material e técnicas usadas na execução da obra e o impacto social da mesma.
As Crianças terminam esta actividade, com a realização artística da sua versão do rosto escolhido e estudado por si. Serão as crianças a escolherem os materiais a usar nesta obra.

Pesquisa da identidade colectiva e individual

A Criança como elemento actuante na construção do presente.
As crianças deverão seleccionar 10 versões dos Rostos executados por elas nos trimestres anteriores, cinco do 1º trimestre e cinco do 2º.
Estes Rostos serão tema para um mural de grandes dimensões a pintar nas paredes do recreio adjacente á sala do Atelier Criativo.
Como apoio a esta actividade serão feitas ampliações nas paredes do recreio, dos rostos escolhidos. Serão disponibilizadas tintas de parede á base de água para a execução deste mural.