Fábrica da Criatividade


Óbidos é um excelente laboratório e tem ferramentas para trabalhar uma nova identidade que caracteriza a educação do futuro. Pretendemos aumentar a qualidade de vida das nossas famílias e alunos, através da concretização de acções que nos ensinam a ver, ouvir, sentir e ser – a construção de uma identidade educativa, social, familiar, local e cultural. Os estabelecimentos de ensino assumem-se assim com uma identidade própria, como um território criativo, adaptando uma filosofia de trabalho que cativa, estimula e eleva o grau de exigência de educadores/ professores, das crianças/alunos, dos animadores educativos, dos auxiliares e das famílias.

Por forma a concertar os projectos desenvolvidos no serviço de educação do Município de Óbidos, num modelo de intervenção que evidencia o papel da Criatividade no processo ensino-aprendizagem e que procura reflectir sobre a relação entre Educação e Arte, surge a Fábrica da Criatividade. Pretendemos sensibilizar e motivar os diferentes públicos para as temáticas da leitura, ilustração, design, arte, ambiente, história, escultura, pintura, multimédia, performance, entre outras; integrar momentos de partilha de conhecimentos e experiências que estimulem o desenvolvimento da comunicação visual; integrar diversos actores educativos nos processos criativos na educação..

A Fábrica da Criatividade é um núcleo criado pelo serviço de educação e pretende gerar um conjunto de iniciativas, com vista à promoção da criatividade, em duas zonas distintas:

‑ na Escola, através da criação de projectos-acção, que resultam numa intervenção directa em diferentes focos (aluno, professor, animador, currículo e família).

‑ na Comunidade com o desenvolvimento de um programa integrado de actividades lúdicas, artísticas e culturais, maioritariamente de itinerância dirigidas a crianças, jovens, adultos e famílias.

Apresentamos assim, cinco propostas inseridas no Programa Educativo, com a tema “Viagem”: Ateliês Criativos, Oficinas Itinerantes, Laboratório de Ideias, ObidosAnima e Festival de Educação Criativa.

fabrica_criatividade