Ateliês Criativos


atelier_criativoO ateliê criativo surge como um espaço de pesquisa onde se complementam conceitos como a imaginação, fantasia, experimentação, invenção, criatividade e expressão. A concepção, organização e dinamização deste espaço prevê a presença de profissionais (artistas, designers, músicos, profissionais ligados às artes performativas, entre outros) que desenvolvem um trabalho complementar às actividades dos profissionais do Município ou dos docentes. O seu contributo passa por relacionar a dimensão estética e a linguagem poética no processo de aprendizagem, entendendo-se por linguagem poética, nesta intervenção, as diferentes formas que os alunos têm de representar, comunicar e expressar os seus pensamentos.

Este conceito de articulação pedagógica deverá funcionar como um Workshop permanente de pesquisa e experimentação ou um laboratório para aprendizagens individuais e em grupo, – um espaço de “construtivismo”. Estas diferentes perspectivas, permitirão ao profissional de projecto, com os restantes actores educativos trabalhar criativamente as orientações curriculares através de conceitos como a “luz”, a “cor”, os “materiais”, o “olfacto”, o “som” ou “ambiente/atmosfera” que resultam em instalações/composições.

A dinâmica deste espaço valoriza tudo o que nos envolve e pode ser reaproveitado de uma forma consciente e divertida, possibilitando novas formas de ver e sentir o meio ambiente. Criamos, com a colaboração dos pais e empresas locais, espaços de concentração de materiais reutilizáveis – Centros Criativos de Reciclagem, que suportam as actividades realizadas nos ateliês.

Com o sucesso alcançado no primeiro ano de funcionamento, definimos uma intervenção em três conceitos que permite uma abordagem ilimitada: Movimento, Forma e Cor.

Guardar