Óbidos Anima – Cinema de Animação


Definição

O Projecto ÓbidosAnima – Cinema de Animação, prevê a participação dos animadores do Município de Óbidos que durante o período das Actividades de Enriquecimento Curricular desenvolverão pequenos filmes de animação.

Cada turma e respectivo animador terá de desenvolver uma animação ou uma por cada área (ilustração, fotografia e multimédia). No ponto de vista pedagógico, as crianças vão ter acesso a 3 áreas de desenvolvimento criativo e em cada uma têm acesso a novas ferramentas para desenvolverem projectos futuros.

Com a ilustração desenvolvem a capacidade cognitiva de representação e repetição à mão livre, desenhar com técnicas de animação e desenvolvimento da capacidade motora. Na fotografia entram noutra área, onde vão dar os primeiros passos de descoberta do funcionamento da câmara fotográfica (pinhole), primeiros passos para o desenvolvimento da capacidade de observação, ver além do óbvio e aumentar a comunicação visual. Vão depois descobrir a animação através da técnica do “stop-motion”, onde terão de pensar em 3 dimensões e como animar uma história.  Na área da multimédia será feita uma aproximação às técnicas utilizadas para produzir curtas animações, usando câmaras de filmar, máquinas fotográficas, digitalizadores, experimentações com os recursos informáticos e técnicos, de modo a verem como produzidos alguns efeitos, tratamentos e arranjos nas imagens e vídeos que conhecem.

Calendário

No final do ano lectivo, serão apresentados nos três complexos escolares, os vídeos produzidos, sendo constituído um júri para analisar e nomear as melhores cinco animações de cada escola. Os quinze vídeos vencedores poderão ser visualizados no 1º Festival de Curtas – ÓbidosAnima, durante o Festival da Criatividade.

Guardar