Jornadas

Cartaz (pdf)

III Jornadas Pedagógicas

27 Julho, 2017 Notícias em destaque 0

[su_carousel source=”media: 9217,9218,9219,9220,9221,9222,9223,9224,9225,9226,9227,9228,9229,9230,9231,9232,9233,9234,9235,9236,9237,9238,9239,9240,9241,9242,9243,9244,9245,9246,9247,9248,9249,9250,9251,9252,9253,9254,9255,9256,9257,9258,9259,9260,9261,9262,9263,9264,9265″ limit=”64″ width=”700″ height=”400″ items=”1″ title=”no”]

APENAS JUNTOS SERÁ POSSÍVEL – VAMOS!”

Foi com esta frase projectada que Xavier Aragay, Diretor de Reimage Education Lab e ex-diretor da Fundação Jesuítas da Catalunha, terminou a sua inspiradora abordagem a uma visão da Educação que se quer contemporânea. Fez o relato da sua experiência na construção de uma escola aberta, integradora e feliz. Derrubaram paredes, desfizeram barreiras arquitectónicas e bloqueios humanos. Coloriram o chão e desfizeram casulos. Fizeram da brincadeira um motivo essencial do crescimento e do conhecimento da criança.

Mais do que as palavras que este cronista poderia encontrar para descrever estas terceiras Jornadas de Educação do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, valem os testemunhos das pessoas que fizeram acontecer. Que me perdoem o abuso, mas não resisto ao espontâneo, mesmo que me acusem de ladrão de emoções partilhadas num e-mail ou numa página social. Não interessa. O que importa é o que cá fica, como dizia o escritor, e o que daí se leva e eleva.
Equipa,

Do balanço geral, sinto que todos destacamos o quanto o trabalho em grupo, o pensar em grupo, o agir com a força do grupo por detrás, é tão, tão importante, e nos permite IR mais além … E se o é para vocês, tantas vezes fechados nas vossas salas, é mais ainda para alguém que está aqui há 20 anos, que se sente integrada, mas não tem tido grupos para partilhar o pensar e o agir, e tem sido durante anos um elemento do sistema, profissionalmente sem grupos de pertença.
Sinto, como todos sentimos, que tenho dado muito de mim a este sistema. Sinto que pensando e agindo em equipa podemos todos bem mais e melhor… VAMOS!
Obrigada.

No final de um dia cheio de emoções, pelo menos para mim, onde destaco a intervenção do “Jesuíta” e a nossa apresentação, quero apenas dizer-vos que me sinto muito feliz e grata por fazerem parte da minha vida. Acho que a melhor recompensa do nosso trabalho de todo este ano foi aquilo que o Filipe partilhou connosco hoje. OBRIGADA FILIPE! E Margarida e Carla e Marta e Ana e Teresa e Jorge e Pilar e Joaquim e Raquel…e também ao Eduardo e Valdemiro que nos têm apoiado e aturado.

VAMOS!!!!!!

Eu sei, porque vi e pressenti que pelas salas do Museu Abílio, do Espaço Ó, da Livraria da Adega e do Literary Man Hotel se viveu o mesmo sentimento: partilha, companheirismo, força do grupo, trabalho colaborativo. Com um mesmo fim: a promoção do sucesso integral do aluno. Construir (-se) em equipa, contributo da Educação Pré-escolar na promoção do sucesso educativo – estratégias de articulação, Educar para a empatia, O trabalho de equipa na construção de saberes, Eu consigo … práticas educativas para o sucesso, Ler, fazer para acontecer, Viagens no tempo / Matemática animada – práticas pedagógicas diferenciadas, Gestão autónoma do currículo no 1º ciclo – uma experiência pedagógica, Trajetórias para uma nova cultura de escola, Às quartas na quatro…às voltas com a indisciplina, foram os títulos das comunicações que aconteceram neste locais, envolvendo dezenas de educadores, animadores, professores, técnicos e monitores, desde a conceção dos projectos, até à sua apresentação.

O que desejamos é que no próximo ano TODOS se sintam parte do grande projecto do Agrupamento: as Equipas Educativas. São apenas dois anos, mas já se distingue a consistência. Podemos não concordar com tudo. Pois então que venham as propostas inclusivas. Podemos não saber bem como funcionam e se operacionalizam. Pois então que venham conhecer. E quando formos convidados a fazê-lo, não nos permitamos a ausência confortável de quem de fora julga ver o que não é visível, de entender o que só no grupo se pode construir. E esse grupo somos NÓS.

VAMOS?!

(Jorge Vitorino dos Santos)