MyMachine


mymachineO MyMachine é um projeto que surgiu em Kortrijk (Bélgica), através da Universidade de Howest, e é promovido em Óbidos, pelo Parque Tecnológico, em parceria com o Escola Superior de artes e design de Caldas da Rainha, o Município de Óbidos, o Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos e o CENFIM- núcleo de Caldas da Rainha.

O objetivo deste projeto é promover a criatividade na Educação, permitindo que as crianças concretizem as suas ideias através da construção das suas “máquinas”. Essas máquinas são soluções para resolver problemas do Mundo, da nossa sociedade, da nossa vida, ou da nossa aldeia, recorrendo à criatividade das crianças e à sua forma simples de encarar o mundo, juntando-lhe depois o conhecimento e a capacidade tecnológica de instituições de ensino superior e empresas do Parque Tecnológico.

Para além de Óbidos, projecto MyMachine está implementado na Bélgica, Eslovénia, Eslováquia, Oklahoma (EUA) e na África do Sul.

No ano lectivo 2016/2017, decorre a terceira edição do MyMachine, nas cinco turmas do 1º ano de escolaridade dos três complexos e vamos iniciámos um piloto com um grupo de crianças do Jardim de Infância do Arelho.