MyMachine

27 Outubro, 2016 0

O Projeto MyMachine surgiu em Kortrijk (Bélgica), através da Universidade de Howest e está implementado em diversos países (Bélgica, França, Eslovénia, Eslováquia, Portugal, África do Sul, e Oklahoma). A ideia base dos fundadores do projeto é simples: trabalhar a criatividade e a inovação na educação, capacitando os alunos com competências para intervirem no contexto onde se inserem, pensar o território, definir claramente um problema ou necessidade que identifiquem e depois dar-lhes ferramentas para que possam resolver esse problema/necessidade.

É um projeto singular porque envolve alunos desde o ensino básico ao ensino universitário, permitindo que as crianças concretizem as suas ideias através da construção das suas “máquinas”. Estas são pensadas na fase da “Ideia” para resolverem problemas do Mundo, recorrendo à criatividade das crianças e à sua forma simples de encarar o mundo, juntando-lhe depois o conhecimento e a capacidade tecnológica de instituições de ensino superior e empresas de base tecnológica.

Em Portugal, Óbidos foi a primeira região a desenvolver o projecto, através do Parque Tecnológico de Óbidos, do Município de Óbidos, do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, da Escola Superior de Artes de Design de Caldas da Rainha e do CENFIM – Núcleo Caldas da Rainha. Neste momento, o projeto também está a funcionar em Vila Nova de Famalicão e em Campo Maior.

A metodologia é igualmente simples e divide-se em 3 etapas: ideia, design e construção do protótipo:

1. Ideia

• Apresentação do projeto aos alunos do 1º CEB;
• Concepção das várias máquinas e seleção da ideia/turma;
• Visita dos alunos da ESAD aos Complexos Escolares para transformar a ideia selecionada no esboço da máquina;

2. Design

• Criação do esboço técnico pela ESAD;
• Visita dos alunos do 1º CEB à ESAD (acompanhar o esboço da máquina e conhecer a ESAD);
• Reunião intermédia de discussão dos esboços das máquinas entre os alunos da ESAD, CENFIM, oficinas municipais e outros parceiros;
• Definição dos materiais para construção das máquinas;

3. Construção

• Entrega do desenho técnico pelos alunos do 1º CEB e ESAD ao CENFIM/Oficinas e outros parceiros;
• Visita dos alunos do 1º CEB e ESAD ao CENFIM para acompanharem o processo de construção;

Para mais informações:

Ana Sofia Godinho