NIMO – Núcleo de intervenção Multidisciplinar de Óbidos


A Escola contemporânea não se restringe ao núcleo básico do desenvolvimento cognitivo, mas acumula o desenvolvimento da personalidade, da afetividade e da sociabilidade, num processo relacional dinâmico.

Emerge um novo paradigma educacional que impõe uma visão mais ampla, de modo a integrar o sujeito da aprendizagem, a sua família e os seus sistemas significativos, funcionando a escola, muitas vezes, como mediadora do processo inter-relacional.

Neste processo, é fundamental que a Escola possa contar com o apoio de profissionais de diferentes áreas que contribuam para uma abordagem multidisciplinar do complexo desafio que é educar.

É nesta perspetiva que surge o projeto NIMO (Núcleo de Intervenção Multidisciplinar de Óbidos, constituído por uma equipa de profissionais (especializados) de diversas áreas, que pretendem atuar em toda a rede escolar do concelho de Óbidos.

Esta equipa multidisciplinar destina-se a acompanhar em permanência os alunos, designadamente aqueles que revelam maiores dificuldades de aprendizagem, risco de abandono escolar, comportamentos de risco ou com Necessidades Educativas Especiais.

A intervenção desta equipa visa a capacitação do aluno e a capacitação parental, tendo como referências as boas práticas nacional e internacionalmente reconhecidas nas seguintes valências de apoio educativo: Terapia Familiar – Assistência social – Assistente social com especialização em Bullying – Psicologia Clínica – Terapia Ocupacional – Psicomotricidade – Saúde – Terapia Familiar.