Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos participa na Semana Europeia do Desporto.


A Semana Europeia do Desporto, que decorreu entre o dia 23 e 30 de setembro, não passou em branco no Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos.

Com o intuito de promover o Desporto e, por inerência, a atividade física, a Câmara Municipal de Óbidos desafiou os alunos do Agrupamento (através dos professores de Educação Física), a participar nas atividades promovidas pelo Município, nomeadamente no dia 25 de setembro – “Dia Europeu do Desporto na Escola” e no dia 28 de setembro – “Desporto Inclusivo”.

Assim, no dia 25 de setembro, nas aulas de Educação Física dos alunos da escola sede e da escola básica dos Arcos, foram realizadas caminhadas pelos Circuitos do Parque da Vila, com distâncias de 1600m e 1800m que se interligam, e pelo Circuito do Complexo Desportivo com a distância de 1400metros. Os alunos da escola básica do Alvito realizaram uma caminhada pela ecopista até às Gaeiras.

No dia 28 de setembro, alunos do curso de “Técnico de Apoio à Gestão Desportiva” participaram numa Palestra com a atleta Campeã Nacional de paraciclismo, Filomena Oliveira, onde esta falou do motivo da sua paraplegia, do seu percurso desportivo, bem como da modalidade do paraciclismo.

A atleta reforçou a importância do desporto na sua recuperação e mostrou que, ao contrário daquilo que os médicos disseram, ela já recuperou alguns movimentos. Incentivou os alunos a não desistirem quando surgem dificuldades, a procurarem ajuda quando estas aparecem, a procurar caminhos alternativos, mas para não desistirem dos seus sonhos/objetivos.

Alguns alunos puderam experimentar a sensação de conduzir uma handbike e assim tomar consciência de como é difícil a condução com apenas os membros superiores.

Os alunos gostaram muito das atividades propostas e puderam vivenciar que, mesmo nos tempos em que vivemos, o desporto deve ser uma realidade e uma prioridade. Os professores de Educação Física reforçaram esta importância da atividade física no dia a dia dos alunos, e que esta deve ser sempre realizada seguindo as orientações da DGS.

 

Os professores de Educação Física