Alunos portugueses na Áustria reforçam o apreço pela natureza – Uma semana de novas experiências e aprendizagens no âmbito do Projeto Erasmus+


Na última semana de janeiro, um grupo de dez alunos e duas professoras do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos esteve na Áustria, na Modellschule, em Graz, no âmbito do projeto Erasmus+ “SOS Earth: Exploring natural diversity and creating awareness of environmental problems”.

A semana foi dedicada à descoberta e exploração do património natural, numa perspetiva de preservação do meio ambiente. Os alunos participaram num conjunto de atividades que promovem a defesa do planeta, tomando consciência do que cada um de nós poderá fazer para garantir a proteção da riqueza natural.

Em Graz, a visita a espaços comerciais ecológicos permitiu perceber que é possível ter qualidade de vida sem desperdício. No Eco-park, em Hartberg, a realização de várias experiências científicas reforçou o conhecimento dos alunos sobre a tendência do aumento de gases tóxicos na atmosfera e sobre as possíveis soluções para a inversão deste processo. O percurso na Escola Agrícola, em Grottenhof, incluiu a observação da produção agrícola e animal e um lanche com produtos naturais, confecionado pelos formandos da escola. Na Montan Universität, em Leoben, diferentes workshops, dinamizados por professores e estudantes da instituição, proporcionaram a aquisição de novos conhecimentos sobre métodos inovadores de reciclagem e a tomada de consciência de que é possível termos um papel ativo na proteção da natureza.

Nessa semana, os alunos desfrutaram ainda de uma experiência na neve, em Tauplitz. Num ambiente descontraído, praticaram desportos de inverno – snowshoeing e sledging – em pleno contacto com a beleza natural. O espaço possibilitou igualmente o reforço das aprendizagem sobre os glaciares e sobre a sua importância para a vida do planeta.

Nos primeiros dias da viagem, o grupo teve oportunidade de visitar a cidade de Viena e os seus espaços e monumentos emblemáticos.

Participaram também no encontro os alunos e professores das escolas parceiras da Áustria, a escola anfitriã, da França e da Inglaterra. Além da vivência na escola austríaca e em diferentes espaços de Graz, os alunos portugueses conviveram com as famílias dos seus colegas correspondentes, ao serem acolhidos nas suas casas.

Num ambiente acolhedor, todos partilharam experiências, fizeram novos amigos, comunicando em inglês e reforçando o sentimento de apreço pela riqueza natural do nosso continente.

Um exercício de plena cidadania na Europa.

 

Professora Lurdes Clemente

Professora Ivone Cristino