Escola Básica dos Arcos

Um novo modelo de Escola

O Município de Óbidos pretendeu com a criação deste estabelecimento de ensino criar um novo modelo de escola para alunos do primeiro e segundo ciclos. A escola tem alunos do primeiro ciclo das freguesias de Santa Maria, S. Pedro e Usseira e do segundo ciclo de todo o concelho.

Este foi a primeira de três Escolás Básicas construídos no concelho de Óbidos, inaugurada em Setembro de 2008 e a Escola Básica do Alvito e da Escola Básica do Furadouro, inaugurados em Setembro de 2010, que abarcam toda a área do Concelho.

As novas tecnologias estão ao dispor dos estudantes, com quadros interactivos, computadores portáteis e wireless (internet sem fios). Existem salas temáticas (laboratórios, música e biblioteca).

Porque no concelho de Óbidos existem constrangimentos ao nível da saúde oral, nomeadamente com a falta de resposta dos serviços privados, o Complexo Escolar dos Arcos promove um programa na área da saúde oral e alimentar, procurando estimular as crianças para estilos de vida saudáveis e a prevenção da cárie dentária.

Também foi feita uma aposta em equipas especializadas de apoio aos alunos, reforçando o Gabinete de Apoio à Família, com Avaliação e Acompanhamento Psicológico, Terapia da Fala, Intervenção Pedagógica, Terapia Familiar, Aconselhamento a Pais, um Programa de Educação Parental e um Programa de Atividades Culturais e Desportivas para Famílias.

Existem igualmente em articulação com o ensino regular projetos de intervenção em sala de aula e na comunidade educativa, nomeadamente a fábrica da criatividade (Óbidos anima, MyMachine, story centre e ateliês criativos),equipas educativas, yoga, música, atividade lúdico-expressiva, ensino integrado de dança, crescer melhor, natação, teatro, entre outros.

Morada:
Rua Municipal, Bairro dos Arcos
2510-081 Óbidos

Localização (ver no mapa):
Latitude: 39.352330
Longitude: -9.155424