COMUNICAÇÃO À COMUNIDADE ESCOLAR – 29/01


Informação à Comunidade Escolar  29/01

Assunto: Início das Atividades Letivas Não Presenciais (online)

Caros Encarregados de Educação:

Conforme decisão do Conselho de Ministros de 28 de janeiro de 2021, as atividades letivas irão ser retomadas a 8 de fevereiro, segunda-feira. Estas irão decorrer em Regime Não Presencial, ou seja à distância.

Assim, e no decorrer desta decisão, cabe-nos informar que:

  1. O Agrupamento encontra-se a proceder à distribuição de equipamentos informáticos a fim de que se possa assegurar que os alunos podem assistir às atividades à distância. Essa distribuição está a ser levada a cabo com especial incidência nos alunos com ASE e nas listas de necessidades entregues pelos Diretores de Turma.
  2. Na segunda-feira, dia 8 as atividades letivas iniciarão de acordo com o horário da turma. No entanto, durante a próxima semana serão contactados pelos Diretores de Turma/Titulares de Turma/Educadores, a fim de se esclarecerem os procedimentos.
  3. As atividades letivas à Distância serão levadas a cabo de acordo com o Plano de Ensino à Distância do Agrupamento. Desta forma, as aulas síncronas serão lecionadas através das plataformas Google Meet ou Zoom e os conteúdos e a comunicação com os docentes nas aulas assíncronas serão levadas a cabo através das plataformas Google Classroom e Inovar.
  4. A Escola Básica e Secundária Josefa de Óbidos continuará aberta, como tem estado, a fim de assegurar os serviços essenciais. Recordamos que qualquer procedimento carece de marcação prévia através do telefone 262955331 ou do email executivo@escolasobidos.net.
  5. Os diretores de Turma continuarão o atendimento aos Encarregados de Educação no horário estipulado. No entanto, esse atendimento será online e carece também de informação prévia pelos meios estipulados com o Diretor de Turma.
  6. Cientes dos constrangimentos e anseios criados pelo Ensino à Distância, solicitamos a todos os Encarregados de Educação que colaborem com o Agrupamento no sentido de sermos todos agentes na educação dos nossos educandos. Mais que nunca eles necessitam do nosso apoio, necessitam que escola e encarregados de educação caminhem juntos na prossecução de um objetivo que é de todos nós: O Sucesso das Nossas Crianças e Jovens.

Por último, resta-nos apelar a todos que continuem a ser agentes de saúde pública, que cumpram as regras de confinamento, que se mantenham em casa, que limitem os contactos e que protejam os nossos alunos.

Está nas nossas mãos mudar o rumo desta pandemia. Está nas nossas mãos fazer a diferença.

Despedimo-nos com votos de muita saúde.

José Fernando da silva de Sousa Santos

Diretor do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos

Comunicação de 29 de janeiro (pdf)

– Comunicação de 21 de janeiro (pdf)