Experiências Europeias na Josefa de Óbidos


No dia 16 de outubro, a Escola E.B. 2, 3/S Josefa de Óbidos participou na iniciativa #Erasmusdays 2020 (https://www.erasmusdays.eu/) e juntou-se a 82 países na celebração do Programa Erasmus+ na Europa e em todo o mundo. Foi exibido em todas as turmas um filme ilustrativo das experiências vividas pelos alunos participantes nos projetos Erasmus+ implementados na escola. Foi também exposto, no espaço escolar, um cronograma do projeto Art attack across Europe – Making a difference by sharing art, desenvolvido de 2016 a 2019.

O evento, intitulado Experience our experiences – Feel and Fly, inserido nas comemorações do #Erasmusdays 2020, teve como objetivo principal criar um momento de partilha de experiências e vivências europeias, numa perspetiva de dar visibilidade às atividades organizadas.

O Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos participa no Programa Erasmus+ desde 2016. Atualmente, está envolvido no projeto SOS Earth: Exploring natural diversity and creating awareness of environmental problems, em parceria com três escolas: o Collège Aristide Briand, da França, a Thomas More Catholic School, da Inglaterra, e a Modellschule, da Áustria.

Todos os alunos participantes nos projetos Erasmus+ têm tido a oportunidade de conhecer diferentes espaços europeus, de desenvolver a competência linguística em inglês, de viver múltiplas experiências e de partilhar ideias com jovens de origens distintas. Têm também feito novos amigos e reforçado o sentimento de apreço pela riqueza artística e natural do nosso continente.

Ser aluno Erasmus+ é “estar pronto para todas as aventuras que o mundo reserva” e reconhecer que “o mundo é um lugar por explorar, uma dimensão maravilhosa de intelectualidade e amizades” (M. Almeida). Ser aluno Erasmus+ é ter “imensos sorrisos, memórias inesquecíveis e histórias para contar” (J. Henriques).

 

A equipa Erasmus+