Óbidos Anima – Cinema de Animação


O cinema de animação é uma ferramenta pedagógica que permite diversificar as estratégias de ensino-aprendizagem, através da construção de novas dinâmicas de grupo e na utilização de recursos tecnológicos diversificados. Vários estudos apontam para a importância do desenvolvimento da literacia para os media e, numa época em que o mundo tecnológico evolui de forma tão rápida, precisamos que a educação democratize o acesso a ferramentas tecnológicas que consigam fomentar em cada aluno a capacidade para desenvolver aprendizagens  dentro  de  um  espaço motivador, participativo e colaborativo.

O cinema de animação tem múltiplas linguagens (estética, tecnológica, científica, histórica, narrativa, audiovisual, entre muitas outras), o que permite um trabalho multidisciplinar. Fernandes e Rodrigues (2011) consideram que o cinema de animação é um veículo de comunicação, que possibilita ao aluno a construção do seu conhecimento a partir das suas interpretações e experiências, desenvolver o espírito de observação, a imaginação e o pensamento crítico.

Enquadrando este projeto, no Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho que estabelece o currículo dos ensinos básico e secundário, em consonância com as competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, podemos configurar o Óbidos Anima como parte integrante das TIC, área de integração curricular transversal.
Implementado nas Escolas D’Óbidos, desde 2011, o projeto tem garantido a selecção de temas relacionadas com o nosso território, explorados através de estratégias pedagógicas diferenciadas e articuladas numa perspetiva de gestão flexível do currículo.

O projeto decorre durante o ano letivo e divide-se nas seguintes etapas:

1. Selecção do tema
2.
Pesquisa
3.
Construção do argumento
4.
Criação dos cenários | personagens
5.
Captação de imagens | Sons
6. 
Montagem e edição

No final de cada ano letivo é feita uma sessão de cinema ao ar livre na Escola, onde convidados toda a comunidade a assistir aos filmes produzidos pelos alunos durante todo o ano. Este momento conta também com uma exposição de todo o trabalho realizado pelos alunos, como maquetes, desenhos, fotografias, entre outros, que vão culminar na produção do filme.

Temos desenvolvido algumas parcerias, garantindo a projeção do projeto, seja a nível nacional ou internacional. Destacamos o projeto com a Bristol School of Animation (Reino Unido) e com o Departamento de Matemática da Universidade de Lisboa. Em 2013, o projeto entrou na competição da Evens Foundation, tornando-se um dos finalistas do “Prize for Media Education”.
Realçamos a importância pedagógica deste projeto, em que a escola consegue proporcionar, através do uso das tecnologias de informação e comunicação, um ambiente de aprendizagem estimulante, significativo e inovador.

Guardar