Projeto


Art attack across Europe – Making a difference by sharing art

logo
Logótipo 3
Eramus_Logótipo

Objetivos

  1. Conhecer a arte contemporânea, aprendendo a apreciar a diversidade cultural na Europa e a riqueza cultural comum compartilhada.
  2. Promover a criatividade, o empreendedorismo, as competências linguísticas e de comunicação.
  3. Adquirir competências necessárias à competição na zona económica da Europa e no mundo globalizado.

Resultados Esperados

O contacto com as diferentes manifestações artísticas proporcionará aos jovens o desenvolvimento de habilidades criativas que serão úteis no desempenho profissional e na sua vida pessoal.
Ao trabalhar juntos, partilhando esperanças e desejos, experimentando valores democráticos, os alunos compreenderão o que significa ser um jovem europeu,
Espera-se que os alunos reconheçam a importância da aquisição de competências de comunicação em língua estrangeira no atual mundo global e estejam mais motivados e dispostos a aprender línguas europeias.
Acredita-se igualmente que as experiências em contextos escolares diversificados promoverão uma maior motivação para a participação ativa no trabalho académico. Os momentos de comunicação oral para um público contribuirão para a formação de jovens mais confiantes e com aptidões sociais mais sólidas.
As amizades criadas aquando dos encontros no país de origem ou nas visitas ao estrangeiro continuarão após o projeto.
Espera-se, então, um possível impacto nas decisões futuras dos jovens participantes no projeto.

Desenvolvimento do projeto

Envolvendo estudantes de 4 escolas de países europeus, com diferentes origens culturais e sociais, este projeto proporciona aos jovens a vivência de experiências enriquecedoras e o desenvolvimento de projetos únicos a nível internacional.

Tendo como tema a arte contemporânea, os alunos têm a oportunidade de conhecer diferentes manifestações artísticas de diferentes espaços europeus e de partilhar experiências com jovens de origens distintas. Apreciando a diversidade cultural, num diálogo intercultural, tornam-se jovens mais críticos, tolerantes e empreendedores.

O projeto permite o desenvolvimento de um conjunto de atividades que incluem a participação em oficinas de arte urbana, de pintura facial e corporal, de fotografia, de dança contemporânea, de teatro, de fotografia e de pintura; visitas guiadas a museus de arte e a espaços de arte de rua; criação de objetos artísticos; produção de filmes e criação de um livro de fotos.

Haverá seis viagens ao estrangeiro e dois encontros em Portugal, no Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos. Durante as visitas, os alunos são acolhidos nas casas dos colegas da escola anfitriã.
As apresentações e exposições serão organizadas pelos professores e alunos que trabalham no projeto.

IMG_9038