Story Centre


Apostar na criatividade nas pequenas e médias cidades é um sinal de crescimento e maturidade, de uma classe em que a inspiração proveniente do bem-estar é um valor que cultivam para si e para as suas famílias.

O Município de Óbidos tem vindo a apostar fortemente nas políticas locais de criatividade e inovação, como princípios fundamentais para o desenvolvimento do território e da sua comunidade. Uma das mais-valias desta aposta nos pequenos centros urbanos, passa pela possibilidade de desempenharem um papel mais interventivo junto da população, até mesmo de a moldarem de acordo com os seus projetos ou dos adequarem com mais facilidade à comunidade em que se inserem.

A base de todo o processo é a educação, uma área que Óbidos tem investido fortemente nos últimos anos, para garantir um papel ativo e participativo de toda a população, bem como dos diferentes setores de atividade do Concelho.
O Modelo Educativo que o Município de Óbidos defende encara a Escola atual mais do que o espaço da sala de aula e o professor, onde os alunos são apenas meros ouvintes, mas sim um espaço de partilha entre toda a comunidade e uma nova forma de encarar a realidade que nos envolve. Deste modo estamos a capacitar as nossas crianças para realizar e criar de uma forma inovadora e contribuir para a construção da sua própria identidade, para deste modo criarmos um futuro com adultos mais atentos ao mundo que os rodeia.

Óbidos recebe anualmente cerca de 2 milhões visitantes que atraídos pelos seus encantos percorrem ruas, becos e calçadas, para testemunharem os mais belos espaços desta Vila. Mas Óbidos tem muito mais para oferecer, a Lagoa, o Mar, a Terra, entre muitas outras riquezas existentes. Com o objetivo de dar a conhecer a quem nos visita a identidade deste Concelho, surge o projeto Óbidos Story Center, que a partir da visão das crianças irá transmitir o que de melhor Óbidos tem para mostrar.
Este projeto não se irá centrar só no que Óbidos é hoje, mas também nas suas tradições, na comunidade e na sua cultura, sem esquecer a sua história e todo o percurso até aos nossos dias.
Óbidos para além do Castelo tem uma riqueza imensa de terras, água e pessoas, que muitos desconhecem. Estes elementos ligam-se entre si e tornam Óbidos uma cidade única.