Erasmus + Criar arte pela Europa


erasmus4
erasmus3
erasmus2
erasmus1

O Erasmus+ é um programa da União Europeia para a educação, formação, juventude e desporto. É destinado a apoiar as atividades de educação e de formação para os jovens europeus.

A Escola E. B. 2,3/S Josefa de Óbidos, em parceria com escolas do Reino Unido, França e Áustria, tem desenvolvido um projeto comum que proporciona aos jovens o desenvolvimento da criatividade, do empreendedorismo e das competências linguísticas e de comunicação. Tendo como tema a arte de rua contemporânea, os alunos têm a oportunidade de conhecer diferentes manifestações artísticas de diferentes espaços europeus e de partilhar experiências com jovens de origens distintas. Apreciando a diversidade cultural, tornam-se jovens mais críticos, tolerantes e empreendedores.


Neste ano letivo, um grupo de jovens, acompanhado por professores, deslocou-se a Graz, na Áustria, entre os dias 27 de novembro e 2 de dezembro, para visitar a escola Modellschule. Nessa semana, os alunos apresentaram o seu projeto e a sua vila e vivenciaram diferentes experiências relacionadas com a street art (arte de rua).

No próximo dia 24 de abril, um grupo de alunos viajará até ao Reino Unido, a Londres, onde apresentará o trabalho de um artista de rua português. A visita à escola inglesa e à cidade permitirá um convívio cultural com os restantes jovens, bem como o conhecimento da arte de rua londrina.

Este projeto pretende que as escolas partilhem práticas inovadoras em contexto escolar e na comunidade.