Josefa de Óbidos ganha candidatura a Centro de Formação Desportiva de Golfe

11 Dezembro, 2017 Notícias em destaque 0

[su_carousel source=”media: 9847,9848,9849″ limit=”52″ width=”800″ height=”400″ items=”1″ title=”no”]

O clube de Golfe da escola Josefa de Óbidos, integrado no programa do Desporto Escolar (DE), teve o seu início no ano letivo de 1997/98 e ao longo destes 20 anos manteve sempre a sua atividade regular.

Durante estes anos permitiu que muitos alunos do 2º e 3º ciclo e ensino secundário tivessem a possibilidade de se iniciarem, aperfeiçoarem e competirem na modalidade desportiva de Golfe.

Em agosto de 2017, o agrupamento apresentou a candidatura a Centro de Formação Desportiva (CFD), proposta que foi aprovada pela Coordenação Nacional do Desporto Escolar, o que vai permitir uma nova dinâmica e o desenvolvimento de uma nova fase do clube de golfe. Com o enquadramento técnico dos professores Miguel Costa (coordenador) e Cláudia Silva, pretende-se que o CFD seja um polo de desenvolvimento desportivo, que em parceria com a Federação Portuguesa de Golfe (FPG), o município e os parceiros locais, vise a melhoria do desempenho desportivo, através da concentração de recursos humanos e materiais. Vai permitir também, que ao CFD de Golfe do Agrupamento Josefa de Óbidos, possam convergir alunos oriundos de outros agrupamentos da região.

Os CFD visam proporcionar: atividades de iniciação e aperfeiçoamento desportivo que favoreçam a prática de atividades desportivas, cuja especificidade técnica exija condições especiais; atividades que favoreçam a formação especializada de alunos com interesse, capacidades e aptidões excecionais para a prática de uma modalidade desportiva; formação e certificação de professores nas vertentes teóricas e práticas de uma modalidade desportiva e atividades de curta duração que incidam fundamentalmente em estágios de formação desportiva especializada.

O Agrupamento ao estar envolvido neste novo projeto, que envolve diversas entidades (DE, FPG, CMO, Campo de Golfe do Bom Sucesso), vai permitir alargar a um maior número de alunos do agrupamento e exterior a ele a prática do golfe. Foi neste âmbito que surgiu a possibilidade de enquadramento dos alunos do 1º ciclo e a sua integração no Projeto Golfe na Escola (Drive School). Deste modo, todos os alunos do 3º e 4º ano, dos três Complexos Escolares do Agrupamento, vão ter sessões práticas utilizando material específico de iniciação cedido pela FPG (“Tri-Golf”), assim como, a possibilidade de participem no projeto “Drive School”, que se desenvolve em várias fases (escola, regional e nacional).

O entusiasmo como têm decorrido as sessões de treino junto dos mais jovens golfistas é demonstrativo de que o Golfe (modalidade Olímpica) tem todas as condições para continuar o seu percurso como um desporto de referência no Agrupamento de Escolas de Josefa de Óbidos.