Alunos das Escolas de Óbidos vencem Parlamento dos Jovens

Alunos das Escolas de Óbidos vencem Parlamento dos Jovens

2 Março, 2017 Notícias em destaque 0

parlamentojovem

No passado dia 20 de fevereiro decorreu em Leiria, no Teatro Miguel Franco, mais uma Sessão Distrital do programa «Parlamento dos Jovens», direcionado aos alunos dos segundos e terceiro ciclos, sob o tema: «Os jovens e a Constituição – tens uma palavra a dizer». Este programa é promovido pela Assembleia da República e conta já com vinte anos de existência. O nosso Projeto foi o vencedor.

Mais uma vez, a Escola Básica e Secundária Josefa de Óbidos foi uma das participantes do distrito (total de 27), contando a sua delegação com os seguintes elementos: três deputados (Margarida Brettes, 7.º B; João Araújo, 9.º C e Juliana Ferreira, 8.º B), quatro alunos da lparlamento2ista vencedora (João Ferreira, 7.º B; Andreia Querido, Bruna Mendonça e Matilde Parreira – 9.º B) e duas professoras acompanhantes. Com o objetivo de incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política, os alunos participantes nas diferentes fases do projeto trabalharam, semanalmente, em conjunto com a mediadora Mara Marques e as professoras Carla Soares e Lisete Costa, o Projeto de Recomendação, ou seja, as medidas a serem apresentadas/votadas na Sessão Distrital.

Na Cerimónia de Abertura, fomos recebidos por representantes de diversas instituições parceiras deste programa, nomeadamente o Instituto Português do Desporto e da Cultura, a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (Região do Centro) e a Câmara Municipal de Leiria. O representante da Assembleia da República (AR), Dr. Pedro Pimpão, eleito pelo círculo de Leiria, depois de responder a um conjunto de perguntas sobre o funcionamento da AR e as suas funções enquanto deputado, acompanhou o decorrer dos trabalhos durante toda a manhã.

Após a apresentação e debate de todos os Projetos de Recomendação, seguiu-se a votação na generalidade e o nosso Projeto foi o vencedor. As três medidas apresentadas relacionavam-se com diferentes áreas da Constituição, a saber: imunidade dos deputados, diminuição da abstenção nos atos eleitorais e questões ambientais.
Da parte da tarde, os alunos/deputados reuniram-se em grupos de trabalho, com o intuito de votar o tema a propor para o próximo ano, apresentar aditamentos ao projeto vencedor e eleger os deputados representantes para a sessão nacional, a decorrer em Lisboa, no próximo mês de maio. E foi com os mais nobres princípios do fair play que os nossos deputados viram outros a ser eleitos para defenderem as suas ideias. É a Democracia a funcionar e, em Democracia, a maioria vence. Para o ano há mais…!
parlamento1

Equipa Parlamento dos Jovens 2016/2017